segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

O meu cliente é uma padaria (de luxo)

Hoje ganhei presentinho do Blog dos Alunos da Metô, rs. =)
Brincadeira, mas fiz uma postagem no MakeCom que foi destaque na página principal do blog deles hoje. Estou me achando e estou muito feliz, também!



E colocaram no Twitter, também:



Agora, segue a postagem completa para quem ficou curioso:



No IV semestre do curso de Relações Públicas da Metodista temos que realizar um Projeto Integrado com uma empresa-cliente real. O Projeto consiste em criar um Programa de Relações Públicas com no mínimo 4 ações voltadas para o público de interesse da organização.

Nós, da The Who Company, realizamos o projeto com uma Panificadora de Luxo na cidade de Santo André, que conta com 130 funcionários aproximadamente e três sócios, dois majoritários e um minoritário.

Durante o semestre fizemos cerca de três visitas por mês para conversar com o responsável pela panificadora, tirar fotos, conhecer a produção e fazer pesquisa.

Logo nas primeiras visitas identificamos que havia certa falha na comunicação interna da panificadora, onde os donos não conheciam seus funcionários, e os funcionários, do ponto de vista do dono, não se sentiam a vontade para dar opiniões. Com base nessa percepção chegamos a conclusão que o público de interesse da panificadora era o seu público interno.

O próximo passo foi aplicar uma pesquisa com metade dos funcionários para saber o que eles sentiam realmente. O resultado da pesquisa acabou nos surpreendendo, pois diferente do pensamento dos donos, os colaboradores sentiam orgulho de trabalhar na panificadora e se sentiam a vontade para conversar com seus gestores, além de gostarem do ambiente de trabalho.

Sendo assim, a pesquisa confirmou que existe falta/falha na comunicação interna, visto isso nossas 4 ações tiveram o objetivo de integrar sócios e colaboradores.
As ações foram:
• Palestras e workshops bimestrais com temas não ligados a organização, com a intenção de conscientizar os funcionários e fazer com que eles se sintam importantes para a organização.
• Reuniões de 45 em 45 dias para a discussão de melhorias, onde o objetivo é integrar os colaboradores e gestores, melhorando o feedback.
• Evento externo para confraternização de final de ano, com o intuito de integrar todos os colaborados e incentivar união da equipe.
• Espaço de lazer onde terá a comemoração de aniversários, um jornal mural e uma biblioteca, incentivando o bem estar e a união da equipe.

Por fim, para sabermos se teve ou não resultado estas ações, a avaliação será feita através de uma pesquisa qualitativa respondida pelos funcionários e a participação nas palestras e reuniões.

Ao final do Projeto Integrado, percebemos que todas as organizações precisam de um Relações Públicas, até mesmo as menos prováveis como é o caso de uma padaria (de luxo).

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